Vagas Remanescentes do Fies 2017 Segundo Semestre

Atualizado em: setembro 19, 2017

by Fies 2017 on 19/09/2017

Veja como concorrer às vagas remanescentes do Fies 2017! O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para as vagas remanescentes do Fies 2017 – Fundo de Financiamento Estudantil. Serão oferecidas 35 mil vagas a estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos. Os candidatos interessados e que tiverem o direito de concorrer às vagas deverão se inscrever exclusivamente via internet, observando os diferentes prazos estipulados.

De acordo com informações do próprio MEC, ao todo, no segundo semestre deste ano, foram oferecidas 79 mil vagas a estudantes interessados em concorrer ao financiamento de cursos superiores não gratuitos, avaliados positivamente pelo Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Quem pode se inscrever para concorrer às vagas remanescentes do Fies 2017 segundo semestre?

Os estudantes que tiverem interesse em fazer inscrição nas vagas remanescentes do Fies 2017 segundo semestre, devem atender ao mesmo tempo as duas exigências:

Inscrições Fies 2017

§ Ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir de 2010, e obtido nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas, além de ter conquistado um aproveitamento superior a zero na redação;

§ Possuir e comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Como se inscrever às vagas remanescentes do Fies 2017 2º semestre?

A inscrição às vagas remanescentes do Fies 2017 segundo semestre é gratuita e deve ser efetuada exclusivamente via internet, através da página do FiesSeleção, no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br/. Na própria página, antes de começar o processo de inscrição, o candidato precisa efetuar seu cadastro no sistema de vagas.

Ao se inscrever, o estudante precisa informar os números do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento. A partir daí o próprio sistema irá verificar se o candidato participou de alguma edição do Enem e se enquadra nas exigências do programa.

Depois de verificada a participação do candidato em alguma edição do Enem a partir de 2010 e constatado o aproveitamento mínimo, o sistema informatizado solicitará ao candidato o cadastro de um e-mail com uma senha, que será utilizada no acesso ao sistema de inscrição.

Depois de terminado o cadastro, será enviado automaticamente para o e-mail informado um link de ativação da inscrição. Após a ativação, o candidato terá que buscar, no sistema de inscrição, a opção “Já sou cadastrado”, informando o CPF e a senha.

Para concluir a inscrição no Fies 2017 vagas remanescentes, o estudante terá até dois dias úteis, contados a partir da realização da inscrição, para acessar o SisFies 2017 – Sistema Informatizado do Fies.

Qual o período de inscrição do Fies 2017/2 vagas remanescentes?

O período de inscrição das vagas remanescentes do Fies 2017 segundo semestre variam de acordo com as condições dos candidatos. Aqueles não graduados deverão observar as seguintes datas:

  • 18 até 21 de setembro: estudantes que se inscreveram no Fies 2017 segundo semestre e não foram aprovados;
  • 19 até 21 de setembro: inscritos no processo seletivo do segundo semestre e que já quitaram o financiamento anterior;
  • 22 até 25 de setembro: candidatos não beneficiados pelo Financiamento e que se inscreveram em vagas remanescentes de cursos de instituições em que não estão matriculados;
  • 23 até 25 de setembro: estudantes que quitaram seu financiamento anterior e que se inscreveram em vagas remanescentes em cursos que não estão matriculados;
  • 22 de setembro até 28 de dezembro: candidatos não beneficiados que se inscreveram em vagas remanescentes de cursos em que estão matriculados;
  • 23 de setembro até 28 de dezembro: estudantes que quitaram seus financiamentos anteriores, que se inscreveram para vagas remanescentes em cursos que estão matriculados.
  • Por sua vez, as datas das inscrições para aqueles que já possuem curso superior são as seguintes:
  • 20 até 21 de setembro: estudantes não beneficiados pelo financiamento e que se inscreveram no processo seletivo regular do Fies 2017 segundo semestre, tendo sido reprovados em cursos suspensos por não formação ou simplesmente não selecionados.
  • Dia 21 de setembro: inscritos no Fies 2017 segundo semestre e que já quitaram o financiamento estudantil anterior;
  • 24 até 25 de setembro: não beneficiados pelo financiamento e inscritos para vagas remanescentes que não estão matriculados;
  • 24 de setembro até 28 de dezembro: não beneficiados pelo financiamento e inscritos para vagas remanescentes em cursos onde estão matriculados;
  • Dia 25 de setembro: estudantes que quitaram financiamento anterior e que se inscreveram para vagas remanescentes de cursos onde não estão matriculados;
  • 25 de setembro até 28 de dezembro: estudantes que quitaram financiamento anterior e que se inscreveram para vagas remanescentes de cursos onde estão matriculados.

Observe com muita atenção as datas descritas acima e não perca a chance de se inscrever. Curta a página do Fies 2017 no facebook e conte com nosso apoio!

Vagas Remanescentes do Fies 2017 Segundo Semestre
5 (100%) 1 voto

Leave a Comment

Notícia anterior: