Quando começam as inscrições do Fies 2017

Atualizado em: setembro 30, 2016

by Fies 2017 on 30/09/2016

Inscrições para o FIES 2017. O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação – MEC que concede a estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior credito financeiro para que possam concluir seus cursos de graduação. Para ter direito de solicitar o financiamento estudantil o estudante deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior que tenha sido avaliada positivamente pelos processos realizados pelo MEC.

Para conseguir o financiamento estudantil do FIES 2017 o estudante deve se inscrever no processo seletivo para novos contratos. O primeiro processo seletivo do FIES 2017 deve acontecer em janeiro. Ao todo vão ser realizados dois processos seletivos, um no primeiro e outro no segundo semestre. O número total de vagas para novos contratos ainda não foi divulgado, no entanto, o anuncio é aguardado para breve e a expectativa é que a quantidade de vagas supere as oferecidas no ultimo ano.

É importante ressaltar que o Fundo de Financiamento Estudantil financia apenas cursos de graduação da modalidade presencial. Estudantes matriculados em cursos EAD (Educação a Distância) não podem participar do processo seletivo dos novos contratos do FIES 2017.

Como se inscrever e participar do FIES 2017

Quando começam as inscrições do Fies 2017

As inscrições para participar do processo seletivo do FIES 2017 devem ser realizadas exclusivamente através da internet. Para se inscrever os estudantes devem realizar os seguintes procedimentos:

  1. Cadastro no SISFIES. O cadastro no Sistema Informatizado do FIES –SISFIES é realizado no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/. O estudante deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha pessoal para futuros acessos ao Sistema.
  2. Validação do Cadastro. O SISFIES enviará ao endereço de e-mail informado pelo estudante uma mensagem para que acesse novamente o Sistema para validar o cadastro.
  3. Inscrição. O estudante deve acessar novamente o endereço eletrônico do FIES 2017 para realizar a inscrição no processo seletivo. Será necessário informar os dados pessoais do estudante, dados referentes ao curso de graduação para o qual deseja o financiamento estudantil e também os dados da instituição de ensino superior que freqüenta.

Cursos de graduação considerados como pertencentes a áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional terão prioridade para serem financiados pelo FIES 2017, são os cursos voltados para as áreas da engenharia, saúde e formação de professores. Outra prioridade para os novos contratos do FIES serão para cursos ministrados em instituições de ensino superior localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (menos o Distrito Federal).

FIES 2017, Enem e outras mudanças no financiamento estudantil

De acordo as novas regras, para ter direito a contratar o financiamento estudantil do FIES 2017 o estudante que concluiu o ensino médio a partir do ano de 2010 deve ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. O que muda é que antes o estudante deveria apenas ter realizado as provas do Exame, porém agora é necessário que atinja uma média mínima nas provas de conhecimentos e redação.

A nata mínima exigida nas provas de conhecimentos é de 450 pontos. Já na prova de redação o estudante deve ter obtido uma nota superior a zero. Vale lembrar que todo o processo seletivo para novos contratos do FIES 2017 será realizado com base nas notas que os estudantes conseguiram no Enem, sendo selecionados obedecendo aos demais critérios de seleção os que apresentarem as maiores notas.

Com o objetivo de tornar o FIES um programa auto-sustentável houve um reajuste na taxa anual de juros do financiamento que passou de 3,4% para 6,5%. No entanto a taxa anual de juros continua sendo uma das menores do mercado financeiro.

Como o FIES foi criado para promover o acesso de estudantes carentes a cursos de graduação de nível superior, a renda familiar do estudante foi alterada de 20 salários mínimos para 2,5 salários mínimos por cada membro integrante da família com idade igual ou superior a 14 anos. Esta mudança fará com que o Programa atenda a um maior número de estudantes de baixa renda.

Não perca mais tempo, participe do processo seletivo e garanta seu futuro. Mais informações estão disponíveis na nossa página do FIES 2017 no facebook, visite curta e compartilhe!

Quando começam as inscrições do Fies 2017
4 (80%) 2 votos

karen janeiro 29, 2017 às 13:25

gostaria de quando vai abrir as inscrições para o fies em janeiro.

Responder

HELLEN GABRIELLI VIEIRA SARMENTO janeiro 20, 2017 às 12:28

Quando começam as inscrições para o FIES 2017?

Responder

Ana Cristina Almeida dezembro 21, 2016 às 14:54

Boa tarde!!!!!!Nunca participei dó Enem trabalho por conta !!Como faço? ????

Responder

sonia maria novembro 25, 2016 às 11:20

bom dia !
Gostaria de saber quando começa as inscrições do fies em 2017 ?

Responder

ELGUIMAR PEREIRA DE SOUZA outubro 18, 2016 às 12:40

Boa tarde preciso de informações a respeito das inscriçoes do FIEIS, tais como data de inicio e procedimento de inscrição,

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: