Inscrições para o Fies 2017

Atualizado em: julho 27, 2015

by Fies 2017 on 27/07/2015

Inscrições para o Fies 2017 – Programa de Financiamento Estudantil. O Fies é um programa que o MEC (Ministério da Educação) criou no ano de 2009 juntamente com o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos). Para se inscrever no Fies o candidato precisa participar do Enem 2016 e tirar uma nota média igual ou superior a 450 pontos não zerando a redação.

O Fies tem por base critérios de rendimentos baseados na somatória dos salários da família. A análise é que a renda salarial mensal bruta, terá que ser de 20% do valor do curso escolhido. Aqueles que possuirem renda familiar bruta maior que 20 salários mínimos, não poderão participar do Fies. O prazo máximo para o participante pagar o financiamento é de 7 anos. A taxa de juros do programa é de 6,5% ao ano em todos os cursos.

Passo a passo das inscrições para o Fies 2017

Inscrições para o Fies 2017

Inscrições para o Fies 2017

Primeiro passo para se inscrever no Fies 2017 é acessar o endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br/, pois a inscrição é feita somente pela internet. No Sistema Informatizado do Fies (SisFies) o candidato deverá informar o cadastro de pessoa física (CPF), data de nascimento, e-mail válido e criar uma senha. Após essas informações o candidato receberá uma mensagem no e-mail informado para começar a inscrição do Fies 2017.

Depois que o participante receber a mensagem no e-mail, basta voltar ao site do Fies e começar a se inscrever. A primeira janela o participante deverá fornecer algumas informações e ficar de acordo com as ordens que o Fies informar. Após informar e ficar por dentro das ordens do Fies o participante irá para a segunda janela informando alguns dados pessoais e a renda familiar. O participante terá que informar também a composição do grupo familiar, informando número de identidade e outros documentos.

Uma das próximas etapas para a inscrição do Fies 2017 é escolher a curso, instituição e a forma de financiamento. Logo em seguindo o candidato passará por um simulado de financiamento, assim terá que escolher a agência bancaria onde desejará contratar o financiamento. Terá que escolher o tipo da financia tendo como opção finança solidaria, finança tradicional e o fundo de garantia de operações de créditos educacionais e a conclusão da inscrição.

Depois que o candidato concluir a inscrição pelo site, terá que validar pela informação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) que se encontra na instituição de ensino. O participante terá 10 dias para validar sendo contato a partir do dia seguinte da conclusão da inscrição. Terá que comparecer com um documento que será entregue no decorrer da inscrição. Após ser valido basta procurar a agência bancaria escolhida no decorrer da inscrição no prazo de 10 dias sendo contato após três dias da validação do CPSA.

Acompanhe mais notícias sobre o Fies 2017 no Facebook. Não deixe também de curtir, compartilhar e deixar suas dúvidas nos comentários abaixo. Bons estudos!

Inscrições para o Fies 2017
5 (100%) 1 voto

ANA CAROLINE MEDEIROS ALVES novembro 23, 2016 às 21:11

Boa noite.

Realizei o ENEM do ano de 2015 e deste ano 2016. Gostaria de saber se consigo realizar a inscrição do SISU, FIES, PROUNI através da nota do primeiro ano que prestei o ENEM (2015), ou somente com a nota do ano atual que prestei?
Posso me matricular na faculdade para garantir minha vaga e depois recorrer ao recurso em Janeiro?
Quando começa o período de inscrição de cada um dos programas?

Att,
Ana Caroline

Responder

RENIVALDO DAMSCENO DE OLIVEIRA novembro 23, 2016 às 00:00

Preciso de uma bolsa pra conseguir o meu sonho

Responder

jandersonguilhermecamposdossantos janeiro 17, 2016 às 15:01

preciso fazer uma faculdade

Responder

Leave a Comment

Próxima notícia: