Inscrições Fies 2017

Atualizado em: setembro 9, 2016

by Fies 2017 on 15/09/2016

Inscrições Fies 2017: Estudantes de faculdades particulares terão novas chances para tentar o financiamento de seus cursos superiores no ano de 2017, por meio do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. No mês de janeiro e no mês de junho, serão abertos períodos de inscrição para o primeiro e segundo semestre letivo, respectivamente. A participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a renda familiar bruta mensal serão os principais requisitos dos processos seletivos.

O Fies 2017 marcará o décimo oitavo ano de existência do programa, criado pelo Governo Federal em substituição ao extinto CREDUC (Sistema do Crédito Educativo), no ano de 1999. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), O Fundo de Financiamento Estudantil tem o papel de financiar a graduação na educação superior de alunos regularmente matriculados em cursos de instituições não gratuitas.

Como funciona o financiamento do Fies 2017?

Inscrições Fies 2017

O ano de 2010 foi um divisor de águas para o programa, que passou a operar em novo formato, tendo como Agente Operador o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A taxa de juros na época passou a ser de 3,4% ao ano, sendo ajustada para 6,5% a partir do segundo semestre de 2015. Tal ajuste fiscal, segundo o Governo Federal, serviu para contribuir com a sustentabilidade do programa, ajudando a o manter na inclusão social e democratização do ensino superior.

Quem consegue o financiamento paga na fase de utilização, durante o curso, um valor trimestral de no máximo R$ 150,00. A mesma quantia continua sendo paga trimestralmente durante 18 meses após o término do curso, na fase de carência. Por fim, na fase de amortização da dívida, após a fase de carência, o estudante terá o direito de efetuar o pagamento num período de até três vezes o período financiado do curso. Cursos de 05 anos, por exemplo, terão uma fase de amortização de 15 anos.

Quem pode se inscrever no Fies 2017?

Para fazer inscrição no Fies 2017, o estudante precisa cumprir com duas exigências básicas do programa:

1) Ser membro de familiar com renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa;

2) Ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010. Além disso, é necessário ter alcançado nota mínima de 450 pontos na média geral e rendimento superior a zero na prova.

Como são feitas as inscrições do Fies 2017: Passo a passo

Antes de todas as edições, o MEC disponibiliza um edital com todas as regras e datas oficiais do processo seletivo. As inscrições do Fies 2017 primeiro semestre, por exemplo, devem acontecer na primeira quinzena do mês de janeiro. Os interessados deverão se registrar no site oficial do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), disponível no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br/. Caso seja o primeiro acesso ao site, o candidato precisa efetuar um cadastro pessoal, clicando na opção “Primeiro acesso”.

Durante o cadastro, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento. Com os dados, o sistema informatizado verifica se o estudante participou de alguma edição do Enem a partir de 2010 e se obteve as notas mínimas exigidas. Concluindo o passo, será necessário informar um endereço de e-mail pessoal e efetuar o cadastro de uma senha. O sistema enviará automaticamente um link de ativação do cadastro para o endereço de e-mail informado.

Todos os estudantes cadastrados corretamente poderão prosseguir com a inscrição do Fies 2017 clicando na opção “Já sou cadastrado”, no site oficial do Fies Seleção. A partir daí, será necessário informar o número do CPF pessoal e a senha cadastrada, para efetuar o login na página de inscrição. Depois disso, o sistema exige que o candidato informe o CPF e a renda bruta mensal de cada um dos membros da família com idade superior a 14 anos. É nesta etapa que é verificado o requisito de renda familiar.

Aprovado nos dois requisitos, o estudante tem o direito de escolher o curso com o respectivo turno entre as opções disponíveis. Durante todo o período de inscrição o sistema atualizará as notas de corte do Fies 2017 em cada curso. Com isso, o participante terá o direito de fazer o acompanhamento da sua situação e, caso julgue necessário, alterar a opção de curso quantas vezes quiser.

Resultado Fies 2017 e financiamento

O resultado do Fies 2017 será divulgado nos dias seguintes ao término das inscrições. Quem ainda não for aprovado será automaticamente incluído na lista de espera. Todos os selecionados, na chamada regular ou na lista, deverão prosseguir para a contratação do financiamento, acessando o Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/. A partir daí, todas as informações detalhadas sobre o candidato deverão ser validadas na própria instituição de ensino, junto à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), num prazo máximo de 10 dias após a conclusão do término do cadastro completo no SisFies.

Mais detalhes sobre o programa você encontra em outros artigos publicados aqui em nosso site. Curta também a página do Fies 2017 no facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Inscrições Fies 2017
3.5 (70%) 2 votos

Ana Rita Oliveira Santos janeiro 20, 2017 às 14:13

Estou no segundo semestre de enfermagem e não queria parar .Por falta de pagamento.

Responder

Ana Rita Oliveira Santos janeiro 20, 2017 às 14:10

Estou faculdade estou indo já pro segundo semestre de enfermagem.Quero muito fazer meu curso.

Responder

Ana Rita Oliveira Santos janeiro 20, 2017 às 14:08

Não tenho condições de pagar uma faculdade estou indo já pro segundo semestre de enfermagem.Quero muito fazer meu curso.

Responder

luciana janeiro 19, 2017 às 17:46

Eu gostaria muito de ganha essa bolsa pra fazer curso de enfermagem!!!!!

Responder

luciana janeiro 19, 2017 às 17:44

eu gostaria muito de ganha essa bolsa para fazer meu curso de enfermagem.não tem condição de pagar uma faculdade.

Responder

Nathalia Brando dezembro 6, 2016 às 15:05

Não tenho condiçoes para pagar a faculdade

Responder

Nathalia Brando dezembro 6, 2016 às 15:05

Não tenho condições para pagar uma faculdade, e quero muito estudar!!

Responder

handerson luiz pedroso chianca dezembro 1, 2016 às 22:25

não tenho condicões de terminar a faculdade, estou no 7o período do curso de Direito

Responder

Maria silvana dos Santos Silva novembro 30, 2016 às 23:15

Gostaria de ganhar uma bolsa para fazer meu curso de enfermagem não tenho condições de pagar.

Responder

Maria silvana dos Santos Silva novembro 30, 2016 às 23:13

Gostaria de mim escrever.

Responder

olga dos santos outubro 29, 2016 às 17:38

gostaria de ganhar uma bolsa,por nao ter condiçoes para pagar.

Responder

Gilvania de Almeida Olibeira novembro 25, 2016 às 09:38

Eu não tenho condições financeira de pagar uma faculdade…

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: