Inscrições Fies 2017 Começam terça-feira

Atualizado em: fevereiro 7, 2017

by Fies 2017 on 07/02/2017

Inscrições Fies 2017 terá início na próxima terça-feira (07): O Ministério da Educação (MEC) confirmou para o próximo dia 07, terça-feira, o início do período de inscrição do Fies 2017 – Fundo de Financiamento Estudantil. Os estudantes terão até as 23h59min (de Brasília/DF) do dia 10, sexta-feira, para se inscrever no site oficial. Não será cobrado nenhum valor correspondente à taxa de inscrição.

Criado pelo Governo Federal no ano de 2001, o Fies é um programa do MEC que possui o objetivo de financiar cursos superi em faculdades particulares devidamente cadastradas no programa e avaliadas positivamente pelo Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

MEC desmentiu rumores sobre fim do Fies 2017 e garantiu oferta igual ou superior ao ano passado

Muitas notícias surgiram nos últimos meses sobre a dificuldade do Governo Federal em manter o financiamento do Fies 2017. Chegaram a aparecer rumores sobre o cancelamento de ofertas de financiamento, mas o ministro da Educação, Mendonça Filho, já garantiu a abertura de vagas neste primeiro semestre.

Ao todo, serão mais de 220 mil vagas no Fies 2017. A garantia do número de ofertas foi dada pelo próprio Mendonça Filho. Segundo o ministro, o objetivo do MEC é crescer em relação a 2016, quando a quantidade foi exatamente as 220 mil.

Período de inscrição do Fies 2017 terá quatro dias de duração: veja como se inscrever!

Com a abertura na terça-feira (07) e fechamento às 23h59min da sexta-feira (10), seguindo o horário oficial de Brasília/DF, o período de inscrição do Fies 2017 primeiro semestre ficará aberto durante quatro dias, recebendo os registros dos candidatos exclusivamente via internet.

Para se inscrever no Fies 2017, o estudante precisa acessar a página oficial http://fiesselecao.mec.gov.br. Nenhum outro meio de inscrição é válido e reconhecido pela organização. Portanto, fique atento, até porque não há cobrança de nenhum valor referente à taxa de inscrição. Caso se deparar com alguma cobrança, certifique-se de que realmente esteja no site oficial. Além disso, a Central de Relacionamento do MEC está à disposição para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos, através do telefone 0800-616161.

Processo Seletivo Fies 2017

Processo Seletivo Fies 2017

Quem pode se inscrever no Fies 2017? Qual a renda para participar do programa?

Para concorrer a um financiamento do Fies 2017, o estudante precisa ter participado de qualquer edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir de 2010, e ter alcançado nota média maior do que 450 pontos na prova e superior a zero na redação.

Além disso, existe o requisito de renda do Fies 2017. O programa é destinado exclusivamente para estudantes de baixa renda, que possuem todos os documentos necessários para comprovar rendimento familiar mensal bruto de até três salários mínimos por pessoa.

Entenda um pouco sobre o financiamento do Fies 2017

O Fies 2017 financia o valor do curso do estudante, por meio de um agente bancário, que pode ser o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Até se formar, o estudante não paga mensalidade. A única despesa é de no máximo R$ 150,00 por trimestre, referente aos juros do financiamento.

Após a conclusão do curso, o beneficiado continua pagando os mesmos R$ 150,00 trimestralmente, durante 18 meses. Essa fase recebe o nome de carência.

Somente após um ano e meio da conclusão do curso, durante a fase de amortização, é que o montante financiado deve ser quitado. Para isso, o beneficiado tem um prazo de três vezes o tempo do curso financiado. Estudantes de cursos com 05 anos de duração e que tiveram todo o período financiado, por exemplo, possuem uma fase de amortização da dívida equivalente a 15 anos.

Em 2016, os juros dos financiamentos do programa eram de 6,5% ao ano. Nos anos anteriores, a taxa era menor e correspondia 3,4% ao ano.

Fique atento ao prazo de inscrição e não perca a chance de financiar seu custo. Leia outros artigos em nosso site e saiba mais sobre o programa. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo. Curta a página do Fies 2017 no facebook e acompanhe nossas postagens!

Inscrições Fies 2017 Começam terça-feira
4.2 (84.44%) 9 votos

marcos antonio pereira fevereiro 9, 2017 às 13:15

quando sai o resultado de quem conseguiu o financiamento? e onde encontro?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: