Inscrições do Fies 2017: Veja Como se Inscrever Agora

Atualizado em: novembro 14, 2016

by Fies 2017 on 14/11/2016

Inscrições do Fies 2017 – Fundo de Financiamento Estudantil. O programa do Ministério da Educação (MEC) é utilizado pelos participantes como método de financiamento dos estudos no ensino superior. Com juros menores em relação aos financiamentos próprios e privados o Fies torna-se uma ótima opção para os estudantes. As inscrições para o financiamento normalmente estarão disponíveis no mês de janeiro após o encerramento do Prouni (Programa Universidade para Todos).

O Fies 2017 passou a ter uma taxa de juros de 6,5% ao ano para qualquer tipo de curso. O modo de pagamento também foi alterado, pois o estudante possui agora 18 meses de carência para iniciar o pagamento dos estudos. Além disto será cobrado a cada três meses os juros incidentes que chega ao valor máximo de R$150,00. É importante lembrar que no prazo de carência o estudante continuará pagando os juros incidentes.

Como se inscrever no Fies 2017

A inscrição para o Fies 2017 é totalmente gratuita e feita exclusivamente via internet no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/. Para aqueles que se inscrever no primeiro semestre é obrigatório que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtendo nota maior ou igual a 450 pontos em cada matéria e maior que zero na redação relacionado a partir de 2010. Além disso o candidato deverá possuir renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio. O estudante poderá informar apenas uma opção de curso e turno. Os participantes deverão conferir as instituições disponíveis no sistema.

Os documentos necessários para poder se inscrever será o Cadastro de Pessoa Física (CPF); data de nascimento e um e-mail válido, pois é o método que o MEC entrará em contato. Além disto o estudante criará uma senha na qual utilizará para ter acesso ao sistema que conterá todas as informações do participante. Após ser pré-selecionado o candidato precisa acessar o SisFies e efetuar a inscrição em até 5 dias corridos contado a partir da divulgação de seleção e deverá informar todos os dados em relação ao financiamento.

Fies 2017 – Inscrições, Seleção e Resultado

Fies 2017 – Inscrições, Seleção e Resultado

Os estudantes que tiverem confirmado as informações no SisFies deverão válida os dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) que se encontrará na instituição optada. O candidato terá até 10 dias para apresentar após a confirmação de inscrição. A CPSA é a principal responsável pala validação dos estudantes no ato do Fies 2017.

Ao confirmar os dados o candidato deverá comparecer ao banco optado tendo como opção a Caixa econômica Federal ou o Banco do Brasil. O estudante tem que entrar em contato com as agências no prazo de 10 dias contato a partir do terceiro dia útil após a confirmação dos dados na CPSA.

Documentos exigidos na agência bancária:

  • Documento de identidade;
  • CPF próprio, caso o estudante seja menor de 18 anos e não seja portador do cadastro de Pessoa Física basta apresentar os documentos do representante leal;
  • Caso seja casado (a) deverá apresentar a certidão juntamente com os documentos da parceira (o);
  • Conta de água, luz ou telefone, basta informar o local de residência;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitida pelo CPSA;
  • Os estudantes que possuem o usufruto de bolsa parcial no Prouni, deverá apresentar o termo de concessão.

Os participantes que quiserem como opção o fiador deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade;
  • Comprovante de salarial no caso de fiança solidária;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Certidão de casamento, caso seja deverá apresentar o documento do companheiro (a).

Informações do Fies 2017

A cada semestre o estudante deverá renovar o contrato conhecido como aditamento do Fies 2017 que deverá ser feita na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. Ao concluir o curso e após o prazo de carência o estudante deverá comparecer a agência bancaria e poderá optar em dividir o valor em até três vezes o tempo de curso por exemplo: O curso seja de 4 anos, poderá parcelar o financiamento em até 12 anos.

O sistema possui dois tipos de aditamento:

  1. Aditamento simplificado: É aquele que não possui alteração de clausulas relacionado ao contrato de financiamento;
  2. Aditamento não simplificado: Aquele que possui alteração.

Para poder renovar o contrato semestral deverão ser através do sistema do SisFies com a solicitação da CPSA (pois são os responsáveis pelo controle do Fies 2017) em mãos. Após comparecer na Comissão Permanente o estudante deverá conferir se as informações estejam corretas no sistema e efetuar a confirmação, caso tenha algo errado rejeite a solicitação e entre em contato com os responsáveis. Tendo todas as informações corretas o estudante deverá confirmar no prazo de 20 dias após o pedido, assim voltará para a instituição para ter o Documento de Regularidade de Matricula (DRM) assinado pelo presidente ou vice-presidente da comissão.

Como já foi informado o Fies 2017 não possui renda mensal, mas é exigido o valor mínimo a ser financiado de R$100,00 por mês. O valor que deverá poderá ser feito dependendo do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita.

Para mais informações sobre o Fies 2017, curta e compartilhe a página do Facebook (clique e conheça). Boa sorte!

Inscrições do Fies 2017: Veja Como se Inscrever Agora
2.67 (53.33%) 3 votos

CRISTIANA OLIVEIRA fevereiro 14, 2017 às 11:41

oi, bom dia.

gostaria de saber como faço para me escrever.

aguardo retorno e desde ja agradeço.

Responder

Claudia Vieira da Silva dezembro 15, 2016 às 09:29

Nunca prestei o ENEM, gostaria de saber se é obrigatório ter a nota do ENEM para consegui o financiamento do FIES?

Responder

Andresa dezembro 14, 2016 às 21:10

Olá! Me inscrevi no FIES, mas não concluir a inscrição, até porque eu não sabia que tinha que concluir logo. E agora quando retornei ao site, vi que não podia entrar, pois o prazo estava encerrado por eu não ter concluído. Como faço para terminar minha inscrição? Quero muito o FIES 2017!

Responder

Hicaro dezembro 4, 2016 às 10:27

Pretendo estudar na Ulbra-TO mas não tenho condições de pagar a grade fechada de meu curso então pedi a quantidade mínima de matéria ( duas matéria) até sair o fies, mas me disseram que o fies só financia o tanto de matéria que estou pagando atualmente, e não a grade fechada de matérias. Queria saber se é assim msm que funciona, ou teria outro jeito de conseguir o financiamento de toda a grade sem eu ter que pagar ela toda até o financiamento do fies sair?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: