Fazer Inscrição no Fies 2017

Atualizado em: dezembro 26, 2016

by Fies 2017 on 26/12/2016

As inscrições do Fies 2017 – Fundo de Financiamento Estudantil terão o início no mês de janeiro. Caso permaneçam as mesmas regras do processo anterior, os estudantes poderão manifestar interesse qualquer época do ano. A participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a renda familiar bruta mensal serão os principais requisitos dos processos seletivos.

Neste artigo vamos explicar os conceitos básicos para fazer inscrição no Fies 2017. O programa tem por objetivo financiar mensalidades de cursos superiores em instituições privadas de ensino.

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Fies 2017 tem o papel de financiar a graduação na educação superior de alunos regularmente matriculados em cursos de instituições não gratuitas. O programa já chega no décimo oitavo ano de funcionamento substituindo o CREDUC (Sistema de Crédito Educacional).

Como funciona o financiamento do Fies 2017?

Mantendo-se nos níveis atuais de juros, o Fies 2017 possuirá a taxa de 6,5% ao ano durante o período de estudos. No início do programa a taxa de juros chegou a ser de 3,4%. O Governo Federal não prevê novos reajustes para este ano.

Os estudantes selecionados para o Fies 2017 devem efetuar um pagamento de no máximo R$150,00 a cada três meses durante o curso. Este valor é conhecido como juros incidentes.

A mesma quantia continua sendo paga trimestralmente durante 18 meses após o término do curso, na fase de carência. Por fim, na fase de amortização da dívida, após a período de carência, o estudante terá o direito de efetuar o pagamento num prazo de até três vezes o tempo financiado. Cursos de 05 anos, por exemplo, terão como efetuar o pagamento até 15 anos.

Quem pode se inscrever no Fies 2017?

Para fazer inscrição no Fies 2017, o estudante precisa cumprir com duas exigências básicas do programa:

  1. Ser membro de familiar com renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa;
  2. Ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010. Além disso, é necessário ter alcançado nota mínima de 450 pontos na média geral e rendimento superior a zero na prova.

Para as informações completas o MEC disponibilizará um edital com todas as informações. As inscrições para o Fies 2017 tem início previsto para a segunda quinzena do mês de janeiro.

Antes de todas as edições, o MEC disponibiliza um edital com todas as regras e datas oficiais do processo seletivo. As inscrições do Fies 2017 primeiro semestre, por exemplo, devem acontecer na segunda quinzena do mês de janeiro. Os interessados deverão se registrar no site oficial do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), disponível no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br. Caso seja o primeiro acesso ao site, o candidato precisa efetuar um cadastro pessoal, clicando na opção “Primeiro acesso”.

Financiamento Estudantil Fies 2017

Durante o cadastro é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento. Com os dados, o sistema informatizado verifica se o estudante participou de alguma edição do Enem a partir de 2010 e se obteve as notas mínimas exigidas. Concluindo o passo, será necessário informar um endereço de e-mail pessoal e efetuar o cadastro de uma senha. O sistema enviará automaticamente um link de ativação do cadastro para o endereço de e-mail informado.

Resultado do Fies 2017 e financiamento

Todos os estudantes cadastrados corretamente poderão prosseguir com a inscrição do Fies 2017 clicando na opção “Já sou cadastrado”, no site oficial do Fies Seleção. A partir daí, será necessário informar o número do CPF pessoal e a senha cadastrada, para efetuar o login na página de inscrição. Depois disso, o sistema exige que o candidato informe o CPF e a renda bruta mensal de cada um dos membros da família com idade superior a 14 anos. É nesta etapa que é verificado o requisito de renda familiar.

Aprovado nos dois requisitos, o estudante tem o direito de escolher o curso com o respectivo turno entre as opções disponíveis. Durante todo o período de inscrição o sistema atualizará as notas de corte do Fies 2017 em cada curso. Com isso, o participante terá o direito de fazer o acompanhamento da sua situação e alterar a opção de curso quantas vezes quiser.

O resultado do Fies 2017 será divulgado nos dias seguintes ao término das inscrições. Quem ainda não for aprovado será automaticamente incluído na lista de espera. Todos os selecionados, na chamada regular ou na lista, deverão prosseguir para a contratação do financiamento, acessando o Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no site http://sisfiesportal.mec.gov.br. A partir daí, todas as informações detalhadas sobre o candidato deverão ser validadas na própria instituição de ensino, junto à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), num prazo máximo de 10 dias após a conclusão do término do cadastro completo no SisFies.

Mais detalhes sobre o programa você encontra em outros artigos publicados aqui em nosso site. Curta também a página do Fies 2017 no facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Fazer Inscrição no Fies 2017
4.43 (88.57%) 7 votos

fredys henrique janeiro 21, 2017 às 16:44

quero aviso das mudanças do fies.

Responder

FABRICIO FERREIRA janeiro 20, 2017 às 20:39

COMO FAÇO PRA CONSEGUIR O FINANCIAMENTO DO FIES?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior: