Como se inscrever no Fies 2017

Atualizado em: março 24, 2016

by Fies 2017 on 24/03/2016

Como se inscrever no Fies 2017: O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies 2017 é um programa educacional utilizado por estudantes para financiamento dos estudos em instituições privadas. Neste artigo vamos apresentar aos estudantes como se inscrever e o que fazer caso seja selecionado. O programa é gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) que utiliza a avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A partir do ano de 2010 o programa começou a exigir que os estudantes tenham participados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não é como os outros programas que utiliza a nota da edição anterior o Fies 2017 aceita as notas dos candidatos a partir do ano de 2010, mas é exigido que o participante tira uma nota maior ou igual a 450 pontos em cada matéria (Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias) e não tenha zerado a redação. Como se inscrever e o que é necessário?

Como se inscrever no Fies 2017

Como se inscrever no Fies 2017

Como se inscrever no Fies 2017

A inscrição para o Fies 2017 é totalmente gratuita, mas é feita exclusivamente via internet e através do endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/. A renda mensal bruta exigida por pessoa é de até dois e meio salários no mínimo. As inscrições para o primeiro semestre normalmente estarão disponíveis no mês de janeiro. Para ter início da inscrição do Fies 2017 é recomendado que o estudante primeiro se cadastre no Fies seleção clicando na opção “primeiro acesso”. Os documentos exigidos são o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento sendo a mesma que se encontra no cadastro.

Automaticamente o sistema confere se o estudante participou do exame a partir do ano de 2010 e se possui nota mínima como já foi informado logo a cima. Assim é confirmada a participação e a nota mínima o sistema pedirá que o candidato crie uma senha e um e-mail que dará acesso ao estudante as inscrições do Fies 2017. No e-mail informado o candidato receberá um link de confirmação que normalmente se encontra na caixa de entrada ou na lixeira. Identificando o link o estudante deverá clicar para que ative o cadastro.

Após a ativação do cadastro o estudante deverá retornar a página do Fies 2017 e clicar na opção “já sou cadastrado” assim o participante deverá informar o número de CPF e a senha, pois através destas informações o candidato iniciará a inscrição. Além dos dados pessoais do participante o sistema exige que devesse informar o CPF dos membros familiares sendo permitido aquele que seja maior de 14 anos e a data de nascimento. No decorrer da inscrição o candidato deve informar o curso, turno e a instituição que gostaria de concorrer.

Classificação para o Fies 2017

O sistema utiliza um método de seleção na seguinte ordem:

  • Nota do Enem;
  • Candidato que não possui diploma do ensino superior;
  • Participante que já tenha concluído o ensino superior.

Após estas preferências de seleção do Fies 2017 o sistema utiliza como critérios de desempate o candidato que tenha alcançado a maior nota na seguinte ordem:

  1. Redação;
  2. Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  3. Matemática e suas tecnologias;
  4. Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  5. Ciências Humanas e suas tecnologias.

O resultado do será divulgado na página do Fies 2017 ou nas instituições que foi optada pelo candidato. Deverão ficar atentos a matricula, pois deverá validar as informações que apresentou na inscrição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição sendo permitido em até dez dias contado a partir do dia seguinte da conclusão de inscrição. O candidato deve comparecer as agências Caixa Econômica ou Banco do Brasil em até dez dias contado a partir do terceiro dia útil da validação do CPSA.

O contrato possuirá juros de 6,5% ao ano que são referentes a juros menores que são cobrados em financiamentos privados. No decorrer do curso o candidato efetua um pagãmente no valor máximo de R$150,00 a cada três meses que se refere aos juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão do curso o candidato terá até 18 meses de carências permanecendo pagando o valor máximo de R$150,00 a cada três meses. Encerrando o prazo de carência o estudante pode dividir o financiamento em até três vezes referente aos anos do curso.

Para se manter atualizado através do Facebook, curta e compartilhe a página do Fies 2017 e boa sorte.

Como se inscrever no Fies 2017
5 (100%) 1 voto

Telma Calixto Pires dezembro 26, 2016 às 19:51

Gostaria de saber tudo sobre o fies

Responder

claudio de oliveira dezembro 5, 2016 às 11:21

Gostaria de ser informado novidades do fies

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: