Como funciona o FIES 2017

Atualizado em: agosto 22, 2016

by Fies 2017 on 22/08/2016

Como funciona o FIES 2017: Estudantes universitários em todo o Brasil utilizam ou pretendem utilizar o crédito financeiro oferecido pelo FIES – Fundo de Financiamento Estudantil. O FIES é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC que funciona com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE para conceder crédito financeiro para que alunos universitários matriculados em instituições privadas de ensino tenham condições de quitar o valor das mensalidades de seus cursos de graduação.

O FIES 2017 como em edições anteriores contará com dois períodos de inscrições durante o ano letivo, um no primeiro e outro no segundo semestre. Os estudantes interessados devem ficar atentos as datas dos períodos de inscrições.

Como funciona o FIES 2017

Estudantes que optarem pelo financiamento estudantil oferecido pelo FIES 2017 contarão com vantagens como a baixa taxa anual de juros ( atualmente de 6,5%) e também com as condições oferecidas para a quitação do contrato. E também com a garantia dos agentes financeiros que atuam em conjunto com o FIES 2017 que são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Como participar do processo seletivo do FIES 2017

Para participar do processo seletivo que pré-seleciona estudantes para firmar novos contratos no FIES 2017 o interessado deve antes realizar sua inscrição. As inscrições para participar poder ser realizadas apenas na internet, os estudantes devem acessar o endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/. O site é o único meio possível para que o estudante se inscreva para o processo seletivo do programa e vale lembrar que as inscrições são totalmente gratuitas.

Porém antes de se inscrever o estudante deve verificar se atende aos requisitos básicos para contratar o financiamento estudantil do FIES 2017. Segundo as regras, podem participar os estudantes que:

  • Tenham uma renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.
  • Tenham participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Não é necessário que o estudante tenha participado da última edição do Enem, basta ter participado de alguma edição do Exame a partir de 2010. No entanto, a nota mínima exigida nas provas é de 450 pontos e também a nota na prova de redação deve ser superior a zero.

Para se inscrever o estudante deve informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento. Através destes dados o SISFIES, o sistema informatizado do FIES 2017 vai verificar se o estudante participou do Enem e obteve a pontuação necessária nas provas. Confirmada a participação devem ser informados os números dos CPFs de todos os membros da família que tenham idade igual ou superior a 14 anos e também a renda mensal de cada um.

Cursos que terão prioridade para o FIES 2017

De acordo as novas regras para concessão do financiamento estudantil algumas áreas de atuação profissional terão prioridade para obter o beneficio. Cursos voltados para as áreas de engenharias, formação de professores e as áreas de profissionais da saúde. Segundo o MEC profissionais que atuam nestas áreas tem atuação estratégica para o desenvolvimento do país e atendimento nas demandas sociais.

Outro fato que será analisado é a região do país onde está localizada a instituição de ensino superior onde o aluno está matriculado. São elas as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (menos o Distrito Federal) do Brasil. Esta priorização visa diminuir e corrigir as desigualdades sociais.

Processo seletivo e contratação do FIES 2017

Após o período de inscrições o SISFIES em chamada única irá selecionar os estudantes com base no número de vagas ofertadas e a nota de corte de cada curso. Como critério de classificação será analisado também se o estudante possui ou não diploma de nível superior.

O resultado com a lista dos estudantes pré-selecionados no FIES 2017 será divulgada no endereço eletrônico do FIES e também nas instituições de ensino superior. Todas as vagas de financiamento não preenchidas na chamada regular serão disponibilizadas para a lista de Espera do FIES 2017. Os interessados em participar devem acessar o mesmo endereço eletrônico em que efetuaram as inscrições para o processo seletivo.

Os estudantes pré-selecionados devem novamente acessar o SISFIES e concluir a inscrição dentro do tempo estipulado no Edital do FIES 2017. Após concluir a inscrição o estudante deve comparecer a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para validar as informações e obter o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).

Página do FIES 2017 no Facebook, é onde o estudante pode obter mais informações a respeito do programa. Visite, curta e compartilhe!

Avalie esta notícia.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: